13 fevereiro 2007

Tomates para o Mestre

Ai, ai... U_Ú

Este post é pela falta de aplicação de regras que eu andei fazendo e pela qual já andei levando uns puxões de orelha. ¬¬ Ok, meninos. Mea culpa. Podem me crucificar! \+____+/ Prometo que, de agora em diante, estarei sempre com o Vampiro: Guia dos Jogadores (e vossas fichas ¬¬) à mão.

De qualquer forma, já vou aproveitar para corrigir umas coisas à respeito das Disciplinas e explicar outras. Começando pelos Gangrel, com os quais andei tendo problemas novamente.

Seguinte, gente, a primeira errata engloba mais as ações do Lu, mas já vai servindo de aviso para Céu e Chibiko (não tem mais nenhum outro Gangrel aqui, neh? o_O)e para o grupo como um todo. Dêem uma revisada nos poderes das Disciplinas de vocês, principalmente naquelas pouco usadas.

As notas que eu faço são:


ANIMALISMO

- Dar ordens a um animal necessita de contato visual (Manipulação + Empatia com Animais, dificuldade 6);

- Para convocar animais, estes precisam estar ao alcance da voz do personagem que precisa chamá-lo. Pois é, vão ter que grunhir, latir, uivar, grasnar ou simplesmente gritar. Inventem. Mas o chamado não é silencioso (Carisma + Sobrevivência, dificuldade 6);

- Animais ferozes não obedecerão suas ordens automaticamente, mas é possível usar o nível 3 de Animalismo para acalmá-los e depois dar os comandos. Isso, no entanto, exige que toquem o animal em questão (Manipulação + Empatia, dificuldade 7). Esse poder também funciona em mortais e vampiros;

- Tomar o corpo de um animal para compartilhar de suas visões ou mesmo controlar suas ações exige contato visual e toque (Carisma + Empatia com Animais, dificuldade 8). Animais que não possuam olhos não podem ser influenciados por esse poder e o corpo do personagem ficará desprotegido e imóvel, pois sua consciência estará no animal em questão.

- Induzir outros (mortais, vampiros ou animais) ao Frenesi exige que o próprio vampiro esteja em Frenesi ou próximo a ele, e o alvo precisa estar em seu campo de visão (Manipulação + Empatia com Animais). Um aviso importante: caso o vampiro saia da cena antes que o Frenesi do alvo termine, perderá sua Besta para sempre. Ou seja, isso influencia na sua Coragem, instintos selvagens, o personagem não vai mais entrar em Frenesi, Selvageria e Temerário serão anulados completamente e provavelmente deve haver outros efeitos colaterais dos quais eu não me lembro agora.


METAMORFOSE

Nada em especial, apenas duas notas.

- Ressalto que a minha permissão para que usem três pontos de sangue por turno se aplica a todas as Disciplinas que o permitam.

- Forma de Névoa, nível 5, não torna o personagem invisível, somente insubstancial. E, ao contrário da lenda, ventos não podem separá-lo em pedaços e, caso alguém tente algo do tipo, como prender parte da névoa em um vidrinho ¬¬, eu vou impor uma dificuldade tipo... 10! Ò___Ó.

- Outro detalhe interessante é que o dano causado pelas garras de um Gangrel são Agravados e não podem ser curados através de Pontos de Sangue! XD Há há há!!! Ou seja, vocês terão de esperar que eles se curem com o tempo (e isso vai incluir Magos e seus Efeitos de Vida, entenderam? ¬¬ Eu exijo Vida 3 e Primórdio 2 para quebrar essa regra).


UM AVISO ESPECIAL PARA O LU

Antes que comece e argumente que seu personagem é cego e que você convoca seus amigos animalescos através de uma Meta-Disciplina, eu já vou rebater com um puxão de orelha, um argumento e uma exigência.

O puxão de orelha é que o personagem é cego porque você quis e isso não te veio de graça. Esse defeito te concedeu 6 pontos; curta as conseqüências! XD

O argumento é que você não pode ter uma Meta-Disciplina com poder acima dos seus níveis de Disciplinas; se suas Disciplinas são nível 6, suas Meta-Disciplinas deverão ser equivalentes. A exigência, que está ligada ao argumento, é que eu quero elas por es-cri-to, como todos os outros fizeram e você, que disse que ia me entregar a descrição dos poderes, ainda não o fez.

Sobre o poder que você já vem usando há um tempo, sinceramente, já não lembro mais o que você combou para tê-lo, mas deduzo pelo uso que foi Animalismo para controlar os animais, e Auspícios com Metamorfose nível 3 para poder encontrá-los “pelo solo”. Até aqui tudo bem, o poder foi aceito e eu vou manter a minha palavra. Mas, convenhamos, que o seu personagem vem abusando um pouco disso aí. ¬¬” Eu vou impor os testes de acordo com as Disciplinas que você vem usando. Para começar, por ser cego, essa Meta-Disciplina já seria IMPOSSÏVEL para você, já que você precisa ter contato VISUAL com o animal para usar Animalismo. Mas eu vou apelar para o nível 4 de Auspícios e liberar o poder.

Apesar disso, Johannes terá obrigatoriamente que tocar o animal convocado se quiser compartilhar da visão deste e as suas outras ações enquanto estiver em comunhão com o bicho terão dificuldade aumentada ou Parada de Dados reduzida, por você estar tendo de dividir a sua mente para duas ações executadas ao mesmo tempo (aquilo que o animal faz, e aquilo que você faz). O grau dessa penalidade vai depender do que o animal estiver fazendo e do que Johannes estiver fazendo. No muito, eu exigirei um teste simples de Raciocínio + Prontidão ou Empatia com Animais para que você não perca o contato com o animal caso alguma coisa surpreenda Johannes ou você tire uma falha crítica no teste anterior.

Lembro-me que você tinha feito duas Meta-Disciplinas, mas só me recordo dessa, por ser a que você mais usa. Então trate de escrever o sistema delas e me enviar. ¬¬


QUIETUS

- Primeiro, que a Disciplina cria uma zona de silêncio a partir do vampiro num raio de 6 metros por Ponto de Sangue gasto, mas não permite que ele escolha um alvo específico para a Disciplina. ¬¬ Ou seja, todos pertos de Larza ficariam mudos com esse poder ativado, e não apenas Judeau.
Nota: D, caso você tenha visto isso em algum lugar, me avise! O livro não menciona nada sobre você escolher um alvo em específico. Apesar disso, eu vou fazer uma nova adaptação e te dar isso como um poder extra, ok? Pode ser uma Meta-Disciplina, se você quiser. Desde que o alvo esteja no seu campo de Quietus, você vai poder direcionar o seu poder somente nele, mediante um teste bem sucedido de Manipulação + Empatia ou Lábia, dificuldade 7; você precisará apenas de 1 sucesso. Se quiser que o poder de Quietus permaneça quando você deixar a cena, quero que pague um ponto de Força de Vontade.

- Somente para deixar todos cientes: o ferimento causado pelo sangue de um Assamita causa dano agravado e as cicatrizes que ele deixa são PERMANENTES, mesmo em vampiros. Ou seja, se o D deformar o rosto do seu lindo vampirinho com isso, os poderes do sangue de vocês não serão capazes de lhes devolver sua Aparência 4 ou 5! XD Há há há!! Personagens com Fortitude até podem ter um resultado menos pior do que os dos outros, mas não haverá como retirar a cicatriz que vai ficar. No caso da Fortitude, a cicatriz até pode ser menor e mais suave, mas a marca vai ficar SIM! Vou estipular que vocês precisariam de um cirurgião Tzimice muito habilidoso ou de um Efeito de Vida 3 + Primórdio 2 para voltar seus lindos rostinhos ao normal. Rituais Tremere não terão efeito aqui, pois isso não é mágica.


AINDA SOBRE DISCIPLINAS, UMA ERRATA.

Realmente, Mako não tinha poder suficiente de Ofuscação para tornar Judeau invisível naquela última cena. E, realmente de novo, o D estava certo: se o alvo de Ofuscação fizer alguma ação que surpreenda o vampiro que está controlando a Disciplina, o poder é desfeito. O alvo ofuscado não precisa, necessariamente, ser uma marionete das ordens do vampiro para permanecer ofuscado, mas fazer movimentos muito bruscos ou movimentos que o vampiro não esteja prevendo (como ser chutado pelos ares por um pontapé de Potência 6... ¬¬”), pode quebrar o poder da Disciplina.

Minhas desculpas.

No entanto, para um efeito de mantermos a seqüência e eu não ter que refazer uma cena que durou praticamente TODA a sessão do jogo ¬¬, quero dizer que a personagem da Jwen ainda possui outras Disciplinas que possibilitam o mesmo efeito ilustrativo. Em outras palavras, ela poderia ter feito aquilo com Ofuscação se tivesse o nível necessário (e ela não tem), mas também poderia ter empregado outra Disciplina que faria a mesma coisa (e que ela tem). Então eu vou manter a seqüência de cena do jeito como está. Óbvio que eu não vou revelar a ficha dela aqui, sendo assim, só o de que vocês dispõem é minha palavra. A qual espero que seja aceita... ¬¬”


FÉ VERDADEIRA

Mais uma coisa. Eu optei por fazer uma adaptação nas regras de Fé Verdadeira para tornar a interação de vocês com meus NPC’s mais viável. Ou seja, eu estou aplicando uma regra própria minha nessas ações. Quem tiver curiosidade pode dar uma lida no material de Fé Verdadeira (ou ir falar com o Frejat! ^^) e ver que a “original” é mais poderosa. Para começar ela cancelaria praticamente todas as Disciplinas de vocês e impediria completamente a aproximação dos personagens. Mas, se fosse assim, essa crônica seria impossível, não?

Um comentário:

Cherubi disse...

E sobre Presença?! Não há nem uma consideração sobre Presença?!
Oh, esse mundo não é mais o mesmo.... U_U